
Em nova decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido da União para limitar as decisões que proibiram a cobrança de Imposto de Renda (IR) sobre os valores recebidos de pensão alimentícia.
A solicitação feita pela União visava reduzir o impacto que a devolução poderia gerar aos cofres públicos. De acordo com um levantamento divulgado pela Advocacia-Geral da União (AGU), a estimativa é de que ocorra uma perda anual entre R$ 1 bilhão e R$ 6,5 bilhões caso a devolução seja definida.
STF nega pedido da União e garante devolução de IR sobre pensão
A decisão dos ministros foi unanime, todos os 11 ministros votaram, em Plenário Virtual, contra o recurso apresentado pela União buscando a redução do impacto já citado anteriormente. Vale lembrar que a previsão de perda na arrecadação leva em consideração a possibilidade de devolução do IR pago pelos contribuintes nos últimos 5 anos.
Justamente visando diminuir este impacto, a União fazia uso de embargos para restringir a quantidade de pessoas beneficiadas com essa decisão, desobrigando a devolução de dinheiro aos contribuintes. Além disso, o Governo Federal pediu esclarecimentos se as devoluções precisavam ser feitas a todos ou apenas sobre pensões determinadas por decisão judicial.
O relator do caso, ministro Dias Toffoli, negou todos os pedidos feitos pela União, chegando a negar o pedido de modulação dos efeitos da decisão apresentado. Para ele, “a tributação reconhecida como inconstitucional feria direitos fundamentais e, ainda, atingia interesses de pessoas vulneráveis”.
Confira outras novidades no nosso site
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.