A partir de 2024, o Estado do Rio de Janeiro passará a automatizar a análise de solicitações de ressarcimento de créditos de ICMS-ST. Agora, o prazo que demorava cerca de 2 anos será feito em até um dia.
O sistema utilizado foi lançado este mês de dezembro pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz), sendo responsável por analisar as informações da Escrituração Fiscal Digital (EFD), arquivo digital que reúne registros de interesse dos Fiscos municipais, estaduais e federal, além de informações a respeito da apuração de impostos do contribuinte.
Ressarcimento de ICMS será automatizado no Rio de Janeiro
De acordo com informações divulgadas pelo Valor Econômico, caso esteja tudo em dia com a EFD, os valores dos créditos serão verificados e aprovados para uso do contribuinte, assim como ocorre com o saldo de uma conta bancária.
Vale destacar que a novidade vale somente para pedidos de ressarcimento relativos a operações de saída para outros Estados a partir de 1º de dezembro, lançadas no sistema a partir de janeiro de 2024. Assim, pedidos anteriores à mudança continuarão a ser tratados da forma tradicional.
Os contribuintes poderão acompanhar a liberação de créditos pelo portal da Sefaz. Além disso, também será possível verificar no site a autenticidade dos documentos de crédito gerados a partir do processo de substituição tributária.
Confira outras novidades no nosso site
Nós, do escritório Oliveira & Carvalho, trabalhamos para oferecer o serviço de consultoria tributária para empresas. Para isso, contamos com uma equipe de tributaristas, advogados, gestores, ex-auditores fiscais e professores de renomadas instituições de ensino.
Nós buscamos a otimização de recursos com geração de caixa, redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes um portfólio de projetos exclusivos.
Somos reconhecidos por nossa competência técnica e pela efetividade dos serviços prestados por nossos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa atuação.